19/05/2009

Capoeira Berimbalarte abre lançamento do CUCA Cariri


Nesta quarta-feira, dia 20, às 8h00mim, o Grupo faz a abertura do lançamento do CUCA Cariri.

História, arte, etnicidade, música, cultura, resistência, dança e inclusão social são características dos grupos de capoeira. O Cariri aglutina e faz florescer diversos grupos e estilos desta junção de dança e luta, e para abrir o lançamento do primeiro Centro Universitário de Cultura e Arte do Estado do Ceará – CUCA, a Escola de Cultura Berimbalarte Capoeira se apresentará nesta quarta-feira, dia 20, a partir das 8h00min, no Pátio no Salão Terra da URCA.
Criado há cerca de oito anos na região do Cariri, o Berimbalarte atua nas cidades de Crato e Juazeiro do Norte e congrega 320 capoeiristas entre crianças e adolescentes. Além do estilo de capoeira Regional, são trabalhados outros aspectos como história e danças de matriz africana. O professor Antônio Laércio da Silva Oliveira “Mestre Pekeno” idealizador da escola ressalta que um dos diferenciais do grupo é ter uma metodologia de ensino voltada para educação e acrescenta que esse trabalho visa possibilitar o conhecimento da história tanto da capoeira como da afrodescendência. Ele ressalta que a capoeira desempenha papel importante na preparação do ser humano e no processo de inclusão e resgate social.

O Berimbalarte é desenvolvido em Juazeiro nos bairros Salesiano, Tiradentes, Novo Juazeiro, Pio XII e sítio São José, no Ginásio Poliesportivo, na RL Academia e no Crato no Projeto Nova Vida. De acordo com Mestre Pekeno a intenção do grupo é atuar também junto aos movimentos sociais e em especial ao Movimento Negro. Recentemente o grupo participou da Conferência Regional para Promoção da Igualdade Racial, realizada no Crato.


Outro Projeto interessante de Capoeira

Uma iniciativa similar é desenvolvida pelo grupo Terreiro Capoeira no Crato. O grupo já tem 30 anos que foi fundado no Brasil pelo Mestre Esquisito e tem um trabalho que visa desenvolver projetos sociais e educacionais.


Para o coordenador do Projeto Capoeira Cariri, desenvolvido pelo grupo, Osrimidio Duarte, capoeirista e acadêmico do Curso de Artes Visuais da URCA, um dos focos principais é possibilitar o dialogo com os demais capoeiristas da região, além de trabalhar nas áreas em situação de risco social e difundir a história da capoeira. Ele destaca que o Capoeira e Tradição também “joga na roda” dos grupos Arte e Tradição e Berimbalarte. As atividades do Capoeira e Tradição são desenvolvidas na Sociedade Lírica do Belmonte, na cidade do Crato.

No Brasil
Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Eram constantemente alvos de práticas violentas e castigos dos senhores de engenho. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães-do-mato, que tinham uma maneira de captura muito violenta.
Os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta. Logo, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Surgia assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança. Foi um instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos brasileiros.A prática da capoeira ocorria em terreiros próximos às senzalas (galpões que serviam de dormitório para os escravos) e tinha como funções principais à manutenção da cultura, o alívio do estresse do trabalho e a manutenção da saúde física. Muitas vezes, as lutas ocorriam em campos com pequenos arbustos, chamados na época de capoeira ou capoeirão. Do nome deste lugar surgiu o nome desta luta.
Até o ano de 1930, a prática da capoeira ficou proibida no Brasil, pois era vista como uma prática violenta e subversiva. A polícia recebia orientações para prender os capoeiristas que praticavam esta luta. Em 1930, um importante capoeirista brasileiro, mestre Bimba, apresentou a luta para o então presidente Getúlio Vargas. O presidente gostou tanto desta arte que a transformou em esporte nacional brasileiro.


2 comentários:

  1. ei Mestre Pekeno fisou show o blog...axé camará...

    ResponderExcluir
  2. o mestre pekeno aqui é a garota do mais educação do conserna feitosa!!

    ResponderExcluir